segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cancro do colo do utero

O cancro do colo do útero é uma das doenças oncológicas que ataca as mulheres. É um tumor que se forma no útero tendo um crescimento lento e que pode não apresentar sintomas.

O cancro surge quando as células normais se transformam em células cancerosas ou malignas, multiplicando-se e invadindo os tecidos e órgãos do corpo humano.

O vírus do papiloma humano (HPV) é uma designação de um tumor. Entre os papilomas estão incluídos vários tipos de verrugas e pólipos. Nas verrugas estão as genitais externas e nos pólipos os tumores do útero. Os papilomas podem ser causados por vírus e transmitidos sexualmente.

O tumor costuma aparecer em mulheres que iniciaram a sua actividade sexual muito cedo, com muitos parceiros, atingindo as mulheres a partir dos 50 anos de idade.
Como hoje em dia as adolescentes iniciam a sua actividade sexual cada vez mais cedo, a doença passou a atingir as mulheres entre os 25 e 44 anos de idade.

Todos os anos morrem mais de 300 mulheres em Portugal com esta doença. É um número alarmante e para evitarmos a sua subida, temos de agir e fazer a sua prevenção. Esta é muito importante para que as nossas filhas e netas cresçam saudáveis e possam ser mães.

É uma doença silenciosa, mas detectada a tempo o tratamento pode ter uma taxa de sucesso de 100%.

PREVENÇÃO:

- Ser vacinada;

- Ter bons hábitos de higiene;

- Não fumar;

- Manter o mesmo parceiro sexual;

- Usar preservativo nas relações sexuais de risco;

- Ir ao médico e realizar exames periodicamente.


A vacina já está incluída no PVN para ser administrada a meninas a partir dos 13 anos de idade.
Esta vacina previne o cancro de colo do útero e outras possíveis doenças provocadas pelo HPV.

Usar sempre preservativo com parceiros cujos comportamentos são de risco, pois este vírus reside na pele e nas mucosas genitais do homem e da mulher e por vezes as pessoas infectadas não apresentam sintomas. A prática do sexo oral sem preservativo também pode ser perigosa, pois pode provocar cancro na garganta.

SINTOMAS:

- Sangramento anormal da vagina;

- Corrimento e comichão;

- Dor durante o acto sexual.

TRATAMENTO:

- Na fase inicial é possível realizar uma cirurgia;

- A extracção do útero;

- Fazer rádio e quimioterapia.

Muitas das doenças que as mulheres desenvolvem mais tarde na vida podem ser aliviadas ou prevenidas adquirindo hábitos saudáveis quando se é jovem. Tais como fazer uma dieta alimentar equilibrada e saudável, fazer exercícios e examinar regularmente o seu corpo para detectar a tempo qualquer sinal precoce de aviso de que as coisas podem não estar no bom caminho.

Por favor vacine as suas filhas. Fale com elas sobre os cuidados de higiene e o perigo de terem vários parceiros sexuais, não descuidando a ida à consulta do médico regularmente.

Se tiverem alguma dúvida sobre o cancro de colo do útero por favor deixe o seu comentário.

Sem comentários: