terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Higiene oral das criancas

Na higiene oral das crianças, todas devem ter a sua própria e exclusiva escova de dentes que deve ser pequena e macia. Como todos nós sabemos, a criança é uma boa imitadora, pelo que se habituará muito facilmente a lavar os dentes imitando os seus pais. Estes devem ensiná-la a usar pasta dentífrica com flúor, pois o flúor é um mineral que se integra nos dentes fortalecendo-os, prevenindo o aparecimento das cáries dentárias. Também não se devem esquecer de os ensinar a lavar a língua e elogiar os seus esforços mesmo que estes sejam desajeitados.

As crianças a partir dos 4 anos de idade devem usar o fio dental, pois este remove os resíduos alimentares e placa bacteriana entre os dentes onde a escova não consegue chegar.

A natureza fornece-nos duas séries de dentes, em períodos distintos da nossa vida: a primeira dentição, constituída pelos chamados "dentes de leite" em número de 20, e a segunda dentição, chamada a dentição definitiva, constituída por 32 dentes.
A primeira dentição por ser provisória não tem menos importância do que a dentição definitiva. Se ela for afectada pela cárie provoca muita dor e muito desconforto e se tiver de ser extraída, pode prejudicar a posição ou o alinhamento correcto dos dentes definitivos, impedindo até o seu nascimento no lugar próprio, podem também surgir problemas na mastigação e na aprendizagem da fala.

O 1º primeiro dente nasce aos 6 ou 7 meses e o último entre os 18 e os 20 meses de idade.

Após a primeira dentição estar completa, os pais devem levar a criança ao dentista. Nessa altura, muito provavelmente, ela não terá necessidade de qualquer tratamento e o seu primeiro contacto com o dentista será muito importante e agradável e não traumatizante.

Os pais devem procurar um profissional simpático, paciente, com vocação e que esteja muito habituado a lidar com crianças.

Uma boa alimentação é essencial para o desenvolvimento dos dentes e principalmente não abusar dos doces. A limpeza e os cuidados dentários são igualmente indispensáveis.

Além de um sorriso brilhante e saudável no seu filho(a), invista nos cuidados dentários, na higiene oral e numa alimentação saudável e verá que esse investimento resultará em benefícios para o resto da vida dele.

Por favor não se esqueça de fazer o rastreio dentário do seu filho(a).

Desejo ter esclarecido alguma dúvida na higiene oral das crianças. Por favor deixe o seu comentário.

Sem comentários: