segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

As celulas estaminais

As células são unidades semelhantes entre si que constituem todos os tecidos vivos. As células estaminais são células extraordinárias cujo destino ainda não está definido, podendo transformar-se em vários tipos.

No início do desenvolvimento do corpo as células estaminais do embrião diferenciam-se nas variadas células existentes no organismo: cérebro, ossos, coração, músculos, pele, etc.

Os embriões humanos foram criados como tratamento da esterilidade (FIV - Fertilização in Vitro).

Se a mulher sujeita à FIV engravidar de imediato, o casal pode optar por não utilizar os restantes embriões. Nalguns países, os casais podem optar por doar os embriões para investigação ou pela sua eliminação.

A criação de embriões com a finalidade de investigação ou de tratamento é considerada por muitas pessoas e por alguns governos éticamente errada.

Nas clínicas de Fertilização in Vitro da Europa existem congelados milhões de espermatozóides e milhares de óvulos não fertilizados. Se estes óvulos fossem fertilizados, existiriam ainda mais embriões para formar células estaminais para a cura de doenças.

As doenças de Alzheimer e de Parkinson são doenças que resultam de lesões em grupos de células no cérebro. Os cientistas estão muito entusiasmados com a possibilidade de controlarem o poder das células estaminais para as curarem. Ao fazerem um transplante de células estaminais de um embrião para a parte do cérebro que apresenta lesões, esperam conseguir substituir o tecido do cérebro que se perdeu.

Na Alemanha a remoção de células estaminais de um embrião humano é considerado ilegal.

Na Grã-Bretanha é legal, mas de acordo com regulamentos muito rigorosos.

Muitos outros países não possuem leis claras que regulem a investigação das células estaminais.

Como a utilização dos embriões é ainda uma questão muito controversa éticamente, os cientistas de todo o mundo andam à procura de outras fontes de células estaminais como por exemplo as encontradas na medula óssea dos adultos, para produzirem glóbulos vermelhos e para que futuramente possam produzir células do cérebro, fígado, coração e células nervosas.

Provavelmente as células estaminais dos embriões apresentam as perspectivas mais imediatas para um novo tipo tratamento e cura de doenças.


A Criopreservação das células estaminais do sangue do cordão umbilical que é normalmente descartado após o parto, permite que estas possam ser utilizadas no futuro e consequentemente devido à sua capacidade de regeneração, curar imensas doenças como as oncológicas, metabológicas, anemias crónicas, etc.

É uma opção muito inteligente e muito importante para os pais fazerem um Plano de Saúde através do método da Criopreservação das células estaminais, para a cura de eventuais futuras doenças graves como a Leucemia e a Paralisia Cerebral que podem surgir nos filhos.

Nos bebés que venham a ser doentes mais tarde, cujo defeito genético despoletou a doença, não pode ser tratada pelo seu SCU (sangue do cordão umbilical) mas sim pelo SCU de um dador não aparentado. O mais provável é que sejam outras células saudáveis do Banco a solução para o seu problema.

Tenho informação que o método da criopreservação das células estaminais efectua-se nos seguintes laboratórios:

- Future Health, laboratório inglês;

- Lusocord;

- Crioestaminal;

- Bioteca.

O preço varia entre os 1.000 e os 1.500€.

Espero ter contribuído para o vosso esclarecimento sobre as células estaminais. Por favor deixe o seu comentário.

Sem comentários: