segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Atrasos simples na linguagem

Se a maior parte dos Atrasos Simples de Linguagem têm por causa um défice neurológico, auditivo ou uma deficiência intelectual, há outros que são puramente constitucionais. Encontram-se neste caso atrasos idênticos na linhagem familiar.

No plano terapêutico não é necessário que nos preocupemos com estes atrasos antes da idade de quatro anos, solicitando apenas as trocas verbais, mesmo que a criança pouco participe nelas.

Antes dos quatros anos a criança deverá ir para um infantário, pois a presença das outras crianças e a necessidade de se fazer compreender por elas estimularão a sua linguagem.

Em casa, os pais e os avós devem falar muito com eles (elas) usando uma linguagem clara com frases simples, e cantar, pois as canções ajudam as crianças aprender os ritmos e algumas palavras simples. Quando eles (elas) pronunciarem mal alguma palavra não os corrijam directamente.

Todos nós pais ou avós já nos rimos com algumas palavras mal pronunciadas que os nossos filhos ou netos diziam, tais como tiririco em vez de frigorífico, mánica em vez de máquina, picadondas em vez de micro-ondas e cabalhau em vez de bacalhau.

Passados muitos anos, sendo eles já uns homens ou umas mulheres ao falarmos desta fase ainda nos rimos, recordando com amor e carinho.

Se os progressos não forem suficientes, deverá pensar em consultar um terapeuta da fala.

O nível da linguagem, quando a criança entra na escola, tem igualmente uma grande importância.
Se o nível for insuficiente, a criança poderá aprender a decifrar as palavras, mas será incapaz de compreender o que lê, e mais tarde o que se lhe dita.

É muito importante fazer com que a criança, durante o pré-escolar, tenha acesso a uma linguagem rica e correcta e a necessidade de corrigir antes deste período os atrasos da articulação e de linguagem.

Quando a criança entra na escola com problemas de linguagem sofre muito pois são postos de parte pelos coleguinhas.

A entrada na escola dos nossos filhos e netos é uma grande preocupação e se eles tiverem alguma dificuldade na linguagem essa preocupação é enorme. Eles não nos conseguem contar quão difícil é a sua integração, e o quanto sofrem ao serem marginalizados pelos colegas na recusa da sua participação em certos jogos e brincadeiras. As crianças por serem tão verdadeiras, são cruéis para as crianças que demonstram alguma dificuldade.

Espero ter contribuído para um bom esclarecimento sobre atrasos simples de linguagem e agardeço que deixem o vosso comentário.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito boa informação. Gostei muito.

Unknown disse...

Peço desculpa pelo atrazo. Obrigado por ter gostado.