segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A crianca obesa

Uma criança obesa é uma criança que tem peso a mais do que o normal para a sua idade.

Às vezes sucede que a criança pesou sempre mais do que o normal e ainda lactente (bebé) era o orgulho dos seus pais por ser gordinho. É por isso que só tardiamente percebem que algo não está bem e a levam ao pediatra, suspeitando de "perturbações glandulares".

Com efeito, num rapaz obeso os órgãos genitais parecem insuficientes desenvolvidos, em consequência do empastamento adiposo da região, o que acaba por incitar os pais a examinarem os filhos.

Noutros casos, a constituição da obesidade foi progressiva. E noutros, o aumento de peso efectua-se rapidamente após uma infecção, um acidente ou uma intervenção cirúrgica.

O pediatra procederá a um exame clínico completo e exames complementares tais como: análises de urina, radiografias para avaliar a idade óssea, etc.

O pediatra precisará saber os resultados escolares, o seu comportamento social, alimentar, bem como dos seus familiares. Sem terem consciência disso muitos pais "ensinam" os filhos a tornarem-se nuns comilões.

No entanto, há casos em que a criança, depois de um período de excessos alimentares, passou a comer normalmente e no entanto conserva a sua obesidade.

Nestes casos de obesidade há sempre dificuldades escolares ou um conflito familiar que leva a criança a isolar-se e a tentar reduzir a sua ansiedade por um consumo exagerado de alimentos.

A criança obesa tem dificuldades pois derivado à sua obesidade tem uma baixa da actividade física, que o impede de participar nos jogos, brincadeiras e principalmente num jogo de futebol, pois os seus coleguinhas não o querem na sua equipa por ele não ser ágil, mas gordo.

Os pais, professores e amiguinhos devem provocar na criança a vontade de se curar, porque o tratamento não pode ter um bom resultado sem a cooperação da criança.

Com efeito, o regime alimentar representa a base essencial do tratamento. É verdade que certos moderadores do apetite podem facilitar as coisas, mas o essencial é a restrição calórica.

A criança obesa deverá comer sem restrição legumes: espargos, beringelas, couve, pepino, espinafres cozidos, feijão verde cozido, alface, beterraba, cenouras, cogumelos, nabo, couve-flor.
Frutos: morangos, melão, pêssego, pêra, toranja, limão, laranja, tangerina, maçã.
Deve só beber água e de preferência fora das refeições.

Quanto às refeições os pais devem aconselhar-se com um especialista em regime alimentar para crianças.

A minha experiência diz que um bom regime alimentar é bem aceite e dá resultados muito satisfatórios.

Mais à frente iremos falar da Criança Diabética.

Aconselho que todos os pais e avós que tenham este problema na sua família leiam este meu texto sobre a criança obesa. Por favor deixem o vosso comentário.

Sem comentários: